Desembargador Adonias publica artigo doutrinário sobre inadimplemento e execução civil na Revista de Processo

O Desembargador Antonio Adonias Bastos, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), teve recentemente um artigo publicado na prestigiada Revista de Processo, da Editora Revista dos Tribunais. O texto, intitulado “Estudo Sobre um Julgamento: Como a Espécie de Inadimplemento Interfere no Cabimento da Execução Civil”, é um trabalho conjunto com a especialista em Direito Processual Civil, Cecília Andrade Magalhães.

Adonias é Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor de Teoria Geral do Processo e de Direito Processual Civil na Graduação (UFBA) e na Pós-Graduação em diversas instituições do país, além de ser membro de importantes instituições jurídicas, como o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), o Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal (IIDP) e a Associação Brasiliense de Direito Processual Civil (ABPC). Também é Membro Fundador da Associação Norte e Nordeste de Professores de Direito Processual (ANNEP).

O texto explica como a espécie de inadimplemento da obrigação de fazer, não fazer ou entregar coisa diversa de dinheiro interfere no cabimento do tipo de execução civil. O estudo é ancorado na análise de um caso concreto, no qual o Desembargador Adonias lançou um voto-vista.

A publicação detalha como o inadimplemento das obrigações pode influenciar a admissibilidade do tipo de execução civil. O artigo situa o leitor no contexto do caso julgado e explora o princípio da execução específica como um vetor fundamental para a garantia da tutela efetiva.

O caso concreto discutido no artigo envolveu o descumprimento de uma obrigação de fazer. O estudo distingue o inadimplemento absoluto do relativo (mora), e demonstra que, ante a ocorrência do primeiro, a obrigação se converte em prestação pecuniária, tornando inadequada a tutela específica de fazer e levando ao cabimento da ação executiva voltada para o pagamento de quantia certa.

Política de privacidade.

Segurança Anti-SPAM
Seus dados coletados nas páginas da EMAB não serão vendidos ou cedidos para outras empresas.

Política de ENVIO
Ao deixar seus dados você receberá dicas sobre as diversas áreas do Direito, anúncios de conteúdos ao vivo, anúncios de novos eventos e ofertas de produtos e serviços como cursos, pós-graduações e mentorias da EMAB.

Os e-mails serão enviados pelo domínio @emab.com.br independente da página em que forem coletados.

Política de CANCELAMENTO
A cada e-mail recebido, você terá a oportunidade de clicar na opção “descadastrar” no rodapé do e-mail para sair da nossa lista de leads caso acredite que os conteúdos não estão sendo úteis.